|
|
|
A melhor forma de começar o seu roteiro por Varsóvia é indo direto para a Old Town. É a parte mais antiga e preservada da cidade, mesmo que boa parte das construções ali tenham sido reconstruídas depois da Segunda Guerra Mundial, ainda é uma região que preserva muito a sua história.
A maioria das cidades do leste europeu tem a sua "cidade velha", que historicamente é onde tudo começou. Assim como muitas outras, a cidade velha de Varsóvia é cercada por muralhas (ou o que restou delas) e no meio de tudo tem a praça principal, a Stare Miasto.
Old Town
A muralha que cercava a cidade.
Pontos Turísticos de Varsóvia
O Museu da Resistência (Muzeum Powstania Warszawskiego) é uma homenagem dos varsovianos àqueles que lutaram e morreram pela interdependência da Polônia. A atração é conhecida também como Museu do Levante de Varsóvia.Seu acervo conta com 800 itens em exposição e, aproximadamente, 1500 fotografias, além de filmes, relatos escritos e gravações sonoras. Todo o material remete ao período de ocupação nazista e aos anos de regime comunista soviético, liderado por Josef Stalin, pelo qual passou o país.A exposição apresenta uma réplica do bombardeiro Liberator B-24J, usado pelos aliados durante a Segunda Guerra. Uma das atrações mais interessantes do lugar é a apresentação do documentário Miasto Ruin. O filme mostra imagens da cidade destruída durante esse período.
A Polônia é um país que também se caracteriza pelas belezas naturais. E, como uma autêntica cidade europeia, Varsóvia não fica para trás quando o assunto é parque urbano. O destaque vai para o Parque Lazienki (Lazienki Królewskie), o maior de todo o município.
A atração, que ocupa 80 hectares, foi planejada no século 17 e abriga jardins, lagos, restaurantes e estátuas. Aliás, é lá que se encontra o monumento mais célebre, em homenagem ao filho ilustre da cidade, Frédéric Chopin.
Em torno do monumento são realizados concertos de piano gratuitos durante o verão e nos finais de semana ensolarados.
O Lazienki conta ainda com o Palácio da Ilha (Palac na Wyspie), um belo edifício em estilo neoclássico que foi transformado na residência real em 1764. Ele está localizado em uma ilha artificial no lago do parque, rodeado por um grande jardim e amparado por duas pontes que o ligam à terra firme.
Esse é o edifício mais alto da Polônia, com 237 metros de altura, e um dos cartões-postais da capital, o que faz do lugar um dos pontos turísticosde Varsóvia mais concorridos.
O Palácio da Cultura e Ciência (Palac Kultury i Nauki) se destaca pela arquitetura motivada pelo historicismo polonês e pelos arranha-céus art déco americanos. Ele ocupa um quarteirão inteiro e está localizado em uma região mais moderna do município. Foi construído entre 1952 e 1955 como um presente da União Soviética ao povo polonês.
O turista pode subir até seu trigésimo andar, onde há uma vista panorâmica da cidade. O interior conta com cafés, bancos, cinemas, bibliotecas, universidades e serve como sede de algumas empresas e instituições públicas.
Outras opções disponíveis são o Museu da Evolução e o Museu da Tecnologia, apresentações de dança e música, peças de companhias de teatro locais e internacionais e exposições de arte.
Tão famoso assim, Chopin não deixaria de ser homenageado em Varsóvia com um museu exclusivo. Um acervo com uma coleção de manuscritos originais, correspondências, documentos, fotografias e objetos pessoais mantém viva a memória do compositor.
O Museu Frédéric Chopin (Muzeum Fryderyka Chopina) foi fundado na década de 1930. A criação de uma coleção de fotografias, gravações e uma biblioteca foi iniciada antes de 1939.
Atualmente, o espaço é multimídia e se caracteriza como um dos museus mais modernos da Polônia. Suas coleções são exibidas em 15 salas. Está aberto de terça a domingo.
Espero que tenham gostado das nossas indicações de pontos turísticos de Varsóvia. Fiquem ligados em nossos próximos destinos.