|
|
|
Coliseu Romano é um dos principais pontos turísticos da Itália.
No centro de Roma, capital da Itália, o Coliseu ("Colosseo" em italiano) é parada obrigatória para todo turista que estiver em solo italiano.
A grandiosidade do local não é apenas visual. Ele é o maior anfiteatro já construído, é uma das sete maravilhas do mundo, é patrimônio da humanidade pela Unesco e, ainda, inspiração para as telas de cinema, como no filme Gladiador.
Além de conhecer por fora, o Coliseu também pode ser visitado internamente, com opção de passeio durante o dia ou noturno.
FONTANA DI TREVI
Passeio imperdível italiano é a Fontana di Trevi.
A Fonte de Trevi ("Fontana di Trevi" em italiano), localizada na Piazza di Trevi, também no centro de Roma. É famosa mundialmente e carrega a tradição de que aqueles que a visitam façam um pedido e atirem uma moeda na fonte.
Entre as lendas que rondam esse ato está de que a pessoa que jogar uma moeda voltará a Roma, quem lançar a segunda encontrará o amor da sua vida e na terceira vez se casará.
Diariamente, a Fontana recebe milhares de visitantes de todo o mundo. Por isso, todas as noites funcionários públicos recolhem as moedas acumuladas no fundo da fonte. O dinheiro recolhido é doado à caridade.
CAPELA SISTINA
Capela Cistina é obra-prima italiana.
Localizada na residência oficial do Papa, a Capela Sistina é um dos principais pontos turísticos dentro da Cidade-Estado do Vaticano. Geralmente os visitantes escolhem se hospedar em roma e seguem para passar o dia no endereço mais nobre do cristianismo.
Famosa por hospedar obras de grandes mestres da pintura como Rafael e Botticelli, a capela tem em seu interior, pintada no teto, uma das obras mais conhecidas do mundo "A criação de Adão", de Michelangelo, em que Deus e o homem encostam seus dedos.
TORRE DE PISA
Torre de Pisa é um dos monumentos italianos imperdíveis.
O campanário da Catedral de Santa Maria Assunta ficou famoso como a Torre de Pisa, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Localizado a 355km de Roma, existem diversos trens que fazem o trajeto.
A estrutura fica na Piazza dei Miracoli e todas as obras contidas nela são reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A causa da inclinação da famosa torre deve-se ao solo ser argiloso e poroso, o que não sustentou o peso da estrutura. E é justamente esse "erro de cálculo" que atrai milhões de turistas anualmente até a cidade.
Atualmente, o solo drenado e a base reforçada permitem que os visitantes subam no campanário para visualizar a praça do alto.
TEATRO COMUNAL DE BOLONHA
Entre as diversas opções para visitar na capital da Emilia-Romagna, o Teatro Comunal de Bolonha ("Teatro Comunale di Bologna" em italiano) apresenta uma arquitetura exuberante de um tradicional edifício de apresentação de óperas. A cidade está a 382km da capital italiana.
Embora outras cidades também tenham representações arquitetônicas como a de Bologna, a cidade é famosa por ter sido escola de diversos compositores, como Mozart. E segue reverenciada por sua alta qualidade de apresentações no Teatro Comunal.
CASA DA JULIETA
Além de ser uma das principais cidades do Vêneto, Verona é também o local que ambienta a trágica história de amor mais famosa de todos os tempos: Romeu e Julieta.
A cidade fica bem próxima à Veneza (115km) e dá para fazer um bate-volta dela. Já de Roma, é um pouco mais distante com 502km de separação.
A ficção de Shakespeare é tida como real pelas ruas de Verona, que conta a história aos turistas por meio das casas de Capuletos e Montecchios.
A Casa de Julieta ("Casa di Giulietta" em italiano) é famosa por receber amantes do mundo todo. Nela é possível pendurar em grades um cadeado com a inicial dos apaixonados e assinar os painéis da entrada.
Uma estátua feita em bronze fica exposta na parte externa da casa e, diz a lenda, que encostar no seio de Julieta traz sorte no amor. A parte interna da casa também pode ser visitada e remonta os aposentos e vestimentas da amada de Romeu.
DOLOMITAS
As Dolomitas ( "Dolomiti" em italiano) são uma cadeia de montanhas no extremo norte da Itália. Um dos melhores locais para visitar as Dolomitas é na Cortina D?Ampezzo. De Roma, são mais de 650km. Já de Veneza, apenas 150km.
Famosa por suas estações de ski e resorts, a cidade tem um típico charme europeu e é um dos lugares mais elegantes de todo o país. Existem passeios saindo para Dolomitas de Veneza, Bolzano, Lago de Garda e de Trento.
Para quem não está acostumado ao frio, o local chega a temperaturas como -7 ou -9 ºC e dificilmente ultrapassa os 20 ºC, mesmo no alto do verão.
A Itália é um país plural que valoriza suas tradições, as artes, as belezas naturais, a religião. O respeito por sua história é entregue aos turistas por meio da preservação de suas obras, sejam elas esculturas, quadros ou imponentes construções.
Por menores que sejam as cidades que você passar durante o seu roteiro, sempre haverá uma igreja com uma estética diferenciada, monumentos em homenagem a figuras da época, lembranças da guerra e tantas outras referências que merecem uma desacelerada para conferir.
O território é extenso, mas certamente deixará o gosto de "quero mais" naqueles que optarem pelo destino.